sábado, 31 de julho de 2010

"Entre Tachos & Panelas - Trukes e Dikas"

Desde que assumi o desafio de regressar à vida académica que nem tempo tenho para fazer uma das muitas coisas que me dão prazer na vida - cozinhar!
Entretanto a verdade é que a falta de prática leva à acomodação e como tudo na vida...quanto menos se faz...menos vontade tem de se fazer... Pouca vergonha das poucas vergonhas...tenho um jantar prometido para uns amigos - coisa pouca ...aí uns 10 - desde Janeiro...(ver se em Setembro resolvo definitivamente essa questão)... o grande motivo para o incumprimento de uma promessa, mas também de um desejo, têm sido as aulas, junto com algumas carências logísticas do Madalena's (eina há quanto tempo não pronunciava o nome do melhor espaço de degustação dos Pousos e arredores), mas o assunto não está esquecido e é aqui assumido publicamente!

Assim, e retomando as questões gastronómicas e habilidades culinárias - ainda ontem comprei mais uma revista a somar às centenas que andam espalhadas entre a casa das origens e a minha própria casa - deixo-vos a receita de umas pernas de frango no forno deliciosas. Receita económica, prática, rápida e, como sempre......, muito poupadinha em sujar de loiça...que isto de conciliar umas unhas apresentáveis com o dito detergente da loiça e respectivo esfregão é tarefa de facto muito difícil...quase inglória!!! Sim...já sei que existe uma espécie que dá pelo nome de luvas...mas não consigo - às tantas é defeito de quem nasceu no campo...ou lá perto!!

Então cá vai a receita:

Ingredientes:

1 embalagem de pernas de frango (Daquelas que trazem a coxa agarrada)
2 limões - sumo
1 dente de alho
1 folha de louro
q.b sal
1/2 cubo de caldo Knorr de Galinha
q.b pimenta
q.b de paprika

Modo de preparação:

Lavam-se as pernas de frango, certificando que não sobram vestígios de penas e penugens!
Colocam-se num recipiente adequado para ir ao forno, temperam-se com muito sumo de limão, com sal, pimenta, paprika (ou colorau) o 1/2 caldo Knorr de galinha. Descasca-se o dento de alho e esmaga-se com uma faca, colocando-se no centro do tabuleiro e das pernas de frango, bem como a folha de louro.
Vai ao forno previamente aquecido. Durante a cozedura é necessário virar as pernas de frango e picá-las com um garfo para que deitem o molho próprio da carne.
Esta receita não leva nem azeite, nem óleo nem margarina.Não há necessidade de juntar qualquer tipo de gordura, uma vez que o frango, por si, já a contém. Quando o frango estiver tostadinho...está pronto.
Podem acompanhar com puré de batata, arroz branco ou então com um esparguete envolvido em alho e bacon.
Depois...contem-me como foi!!!

1 comentário:

Nina disse...

Eu também tenho andado em falha, ver se marcamos uma jantarada lá por casa, como aquelas que haviam semanalmente, tudo light ou não!!!! Beijão e brigada pela dica!