segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Entre Tachos & Panelas" - TRUKES & DIKAS!


Confesso que hoje, todo aquele processo que antecede a chegada ao local do dito emprego foi difícil...foi custoso levantar da cama, decidir o que vestir, lavar a cara porque os olhos teimavam em ficar cerrados como se a "noite a dentro" assim continuasse, mas cá estou de regresso à luta!

Após uns dias de comida, cama e roupa lavada e em acesa discussão com os 152 cms que me caracterizam dei-me conta que a minha inspiração anda outra vez um pouco pelas ruas da amargura....será do vento, será do tempo, será da chuva, será da gente?!...alguma coisa será certamente...enfim, adiante!

Quando a inspiração escasseia, o melhor é escrever algo que possa eventualmente ser útil e eis que vos brinco, assim o espero, com mais umas linhas ao abrigo da rubrica "Entre Tachos & Panelas" - Trukes e Dikas!


Cá segue a receita de umas batatas gratinadas no forno as chamadas "Batatas à Vasconcelos", deliciosas, saborosas e super super gulosas, têm, uma vez mais a vantagem de serem super fáceis de preparar. É ainda uma receita relativamente económica e rápida de preparar, suja quase nada em matéria de loiça!!! - (O que também é uma vantagem assinalável).

Ingredientes:
Batatas (até porque será dificil executar uma receita de batatas sem o dito ingrediente);
Natas;
Alho;
Pimenta;
Sal grosso.


Modo de preparação:
Descascam-se as batatas e cortam-se em rodelas grossas (+ - 1 cm espessura), colocam-se num tabuleiro que possa ir ao forno. De seguida temperam-se com dentes de alho finamente picados, sal grosso, pimenta a gosto e por fim cobrem-se com natas. Depois leva-se o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 220 graus até ficarem macias e gratinadas.

Acompanhamento delicioso para carnes grelhadas, sobretudo picanha grelhada. Convém temperar com muito alho porque este dá às natas um sabor extraordinário. E não...não é preciso cozer as batatas antes (esclareço desde logo porque já sei que essa é uma dúvida recorrente sempre que falo desta receita).

Posto isto, já sabem, exprimentem e depois....contem-me como foi!!!





3 comentários:

trintinha disse...

Eu também sou apreciadora destas batatas (quando uma pessoa vive sozinha e não pode jantar fora diariamente, acaba por ganhar competências na culinária!!!). E acrescento um truque para quem, como eu, não gostar de natas: troquem por molho bechamel! Fica delicioso! Uma outra variante, light, é utilizar couve flor: nesse caso, é só cozer a couve flor, cobri-la com molho bechamel e levar ao forno para gratinar!!! Uma delícia!!!!

Tia Dalila disse...

Oh Madalena! Nem posso acreditar que desvendaste o truque dessas maravilhosas batatas!! lol

MyBeautyShop disse...

Sim senhora, são boas á brava!! "Misculhei-as" (termo utilizado pela minha amorosa afilhada quando ker conjugar o verbo Misturar!!) com Oregaos e um poukinho de azeite e ficaram realmente DIVINAIS!! Serviram de acompanhamento a umas espetadas grelhadas e fizeram o maior sucesso, até o meu pai que torceu o nariz com tal invenção se rendeu á "pessegada gastronómica"!! Aprovadissimas Madalena!!