quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Recomendo!




Quem me conhece sabe que aprecio um bom petisco. O meu colesterol todos os dias fala comigo e tenta convencer-me a deixar as coisas boas na borda do prato, pelo menos durante uns tempos, mas há coisas muito fortes e que dominam por inteiro a razão. Como é que alguém consegue resistir a um bom queijo ou a um afamado enchido? Uma sobremesa de comer e chorar por mais faz pela minha alma tanto ou mais que uma agradável sessão de SPA e depois, não é só o corpo que vive! A alma também precisa de alimento.... (estes são os argumentos que eu utilizo no duelo estômago / espelho / razão)...Adiante!


Tive há uns tempos a felicidade de conhecer a Aldeia Janeiro de Cima, uma das 23 aldeias que integram o conjunto de Aldeias de Xisto, parte delas recuperadas no âmbito de projectos de turismo rural.


A Aldeia é linda, situada nas margens do rio Zêzere, com uma agradável praia fluvial, esta Aldeia tem a condição de nos fazer sentir perdidos no tempo, isto no sentido positivo do termo. Poucos são os aparelhos de televisão ao dispôr dos turistas e os jornais são "encomendados" junto do motorista do autocarro que faz a ligação junto dos aglomerados populacionais de maior dimensão nas proximidades, nomeadamente Fundão.


Imaginem a minha cara de espanto quando, no reconhecimento às ruas da aldeia, sou brindada constantemente por sorrisos de "Bom Dia Menina" ou "Boa Tarde Menina" dos completamente desconhecidos habitantes do dito local. É caso para dizer que primeiro estranha-se e depois entranha-se e sabe tão bem!


Apesar de reduzida dimensão a Aldeia Janeiro de Cima conta com um afamado Restaurante, já referência na zona a Sul do Fundão. O "Restaurante Fiado" deve o seu nome à tradição da tecelagem que ainda hoje se pratica na Região. Aliás, em Janeiro de Cima é possível visitar a "Casa das Tecedeiras" onde o linho é Senhor, com os seus teares tradicionais e respectivas tecedeiras.


Dizia eu que o Restaurante Fiado além de ser um agradável espaço, devidamente integrado numa Aldeia voltada para o turismo Rural tem um pátio lindo e uma ementa extraordinária. Se lá forem, experimentem o bacalhau com broa, ou o polvo à Lagareiro ou ainda o cabrito assado no forno, isto tudo devidamente regado com um bom vinho da Região. E como se não bastasse o ambiente acolhedor com uma rara simbiose entre o que é moderno e tradicional, o preço ainda é super simpático (come-se bem e barato!).


Depois de uma boa refeição, podem ainda disfrutar do Bar Passadiço, cujo edificio foi também sujeito a uma intervenção no âmbito da recuperação das casas de Xisto e mais uma vez os preços são convidativos. Para os apreciadores de Licor Beirão, compensa!!!
Em jeito de conclusão, dada a quase inexistência de TV nos alojamentos de tusimo rural que se oferecem na aldeia aproveitem e ponham a leitura em dia! Já agora...não se esqueçam de repelente porque por norma, onde o ar é puro os insectos abundam e levem roupa muito fresquinha se for Verão e muita roupa e muito quentinha se forem no Inverno. Ainda assim não estão convencidos e precisam de outras fontes de motivação.....espreitem www.casadejaneiro.com/turismorural e, se não for pedir muito, contem-me depois como foi!

6 comentários:

Pedro Claro disse...

E quando é que vens cá baixo comer um bom petisco? Prometo que o colestor não se vai queixar...

Excelente descrição de um local que merece com toda a certeza uma visita.

Madalena disse...

@ Argonauta:

Bom dia e obrigada pelo comment.
Creio saber quem é o Argonauta, em todo o caso parece-me que o convite merece uma maior especificação: "cá baixo onde?" hum?1 Fico a aguardar os esclarecimentos. :)

Anónimo disse...

@Madalena

Por lapso utilizei o username bastante antigo do Blogger. Fica a correcção.

Argonauta (AKA: Pclaro)

Madalena disse...

@Pedro Claro:

Grata pelo esclarecimento. Visita que vais ver que não te arrependes. Quanto a mim...não me digas que tens jeito para cozinhar petiscos? Quem sabe um dia destes não apareço por aí, mas aviso primeiro para treinares os teus dotes culinários ou para falares com a devida antecedencia com a cozinheira da tasca da esquina, para que esta se esmere ainda mais! beijoca

Tia Dalila disse...

Ai ai ai... sítios lindos, restaurantes óptimos, isso é que é viver!
Adorei o Fiado!
Obrigada Madalena :)

Já agora... onde é que é para ír aos petiscos? Também quero! hihihi...

Anónimo disse...

Bem com esta descrição quem resiste a não ir conhecer esta maravilha? A última vez que tive experiência semelhante foi em Piódão, mas não me brindaram com "bons dias" dado que apenas vi um senhor numa escadaria de dois degraus pendurado num bengala a dormir. Deserta esta freguesia, é pena, apesar de tudo há muitas "Manhattans" como esta em Portugal.

bj