quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"Entre tachos & panelas" - Trukes & Dikas!

Há muito tempo que esta rubrica não dava o ar da sua graça aqui pelo Madalena, mas desenganem-se aqueles que julgavam que se me tinha desvanecido a inspiração para o tema, nada disso! Assim, aqui fica uma sugestão diferente, exótica, mas deliciosa. Acompanha muito bem com carnes grelhadas e, como não podia deixar de ser, é pouco trabalhosa, pouco dispendiosa, suja pouca loiça, apesar de ser apenas um complemento de refeição. Já agucei suficientemente a curiosidade e o apetite dos meus queridos ou somente curiosos leitores?! Já sabem... depois de experimentarem, contei-me como foi!!




Salada de Laranja com cebola:




4 laranjas

cebola q.b

sal grosso q.b

oregãos q.b

pimenta q.b

azeite q.b

vinagre q.b (a Madalena aconselha o uso de vinagre balsâmico)


Descascam-se as laranjas, cortam-se em cubos grossos, colocam-se num recipiente apropriado para servir à mesa. Junta-se cebola às rodelas, enquanto tempero, e sal, pimenta moída na altura, oregãos, azeite e vinagre.


Parece estranho?! Nem sempre o que parece é....lá diz o ditado, bem antigo!!



Fica ainda retrato de uma sobremesa simples e deliciosa, neste caso basta juntar a uns profiterolis comprados na secção de congelados de um qualquer supermercado, preparar o molho de chocolate - se forem muito gulosos podem preparar um molho de chocolate ainda mais delicioso, basta derreter uma tablete de chocolate de cozinha, 200 gramas, com um pacote de natas para bater - juntam-se uns saborosos morangos e termina-se com um apontamento de chantilly de compra. Caso pretendam empenhar-se um pouco mais na apresentação do prato, podem decorar com uma folha de hortelã (que tem apenas e só a função de decorar...ok?!).


7 comentários:

aiagarb disse...

oregãos.......BAHHHHHHHH

Ana disse...

Salada de Laranja - Das mais simples e mais agradáveis surpresas dos últimos tempos!
Sobremesa - Muito boa... e muito calórica!
Obrig pelo carinho (e romantismo) com que sou sempre recebida!
Bjnhs

Madalena disse...

@ Aiagarb,

Simple...dispensas os oregãos e temperas com mais cebola e pimenta.

@ Ana,

Não sei se alguma vez te contei que servi, durante 3 épocas de Verão, à mesa num restaurante na Nazaré...Experiência de que muito me orgulho e com a qual muito aprendi. Actualmente, grande parte da minha vida profissional situa-se num contexto de receber os outros, e é algo que faço com imenso gosto.
Quero com isto dizer, que é sempre um prazer e uma alegria receber Chez Madalena's aqueles que me são mais próximos.
Beijo

Ana disse...

Vozes se levantam... tenho de deixar claro que o "romantismo" se refere apenas a velas acesas... é que a moça gasta tudo no gás do aquecimento e depois não tem para pagar a luz! ;-)

Tia Dalila disse...

Essa salada nunca provei, mas há tempo!!!

Madalena disse...

@Ana,

Fico-te muito grata por teres esclarecido os leitores deste blog, uma vez que continuo a acreditar que a minha felicidade está algures, ao lado de alguém do sexo oposto!!! (Não é que não goste de ti...entendes?!)

Agradeço-te ainda o facto de tornares publico que o dinheiro mal dá para pagar a conta do aquecimento, pode ser que os meus chefes leiam este pequeno apontamento e selembrem de me aumentar o suficiente para pagar as contas do gás, da electricidade e já agora umas vodkas extra...hum?!)

@ Tia Dalila,

Hum...tou a ver que tás com saudades de jantar cá em casa?! Por acaso já lá vai algum tempo...temos que resolver essa falha imperdoável!!!

Beijos

Fernando Barata disse...

Salada divinal. O homem que levar esta mulher é um sortudo. Haverá alguém com CLARIvidência para a conquistar?