segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Madalena!

Nome de origem Hebraica "Madalena" significa : "A que vive só na Torre, a Magnífica. Pessoa discreta e observadora que prefere ouvir a falar. Pessoa que analisa constantemente os seus sentimentos e revela preocupação com a vida espiritual."


São muitas, e por diversas razões e sentidos, as Madalenas conhecidas no Mundo:

Maria Madalena, figura biblíca do Novo Testamento, descrita como uma das discípulas mais devotas de Jesus Cristo. Segundo o Novo testamento, Jesus Cristo terá expulsado de Maria Madalena 7 demónios. Alguns escritores comtemporãneos, como Dan Brown autor do conhecido romance "Código Da Vinci" defendem que Maria Madalena além de devota e apóstola de Jesus Cristo, terá sido sua mulher, tendo tido com este filhos.


Madalena Iglésias, reconhecida cantora portuguesa, venceu o Festival RTP da Canção em 1966 e muito embora eu ainda não fosse sequer nascida e muito menos pensada, recordo-me perfeitamente da Canção "Ele e Ela". "Sei quem ele é, ele é bom rapaz um pouco tímido até, vivia no sonho de encontrar o amor, pois seu coração pedia mais, mais calor.....". A par de Simone de Oliveira Madalena Iglésias foi uma das vozes mais importantes do chamado nacional-cançonetismo que terá dominado, em Portugal, a década de 60.


O Mundo recorda ainda, e por razões bastante infelizes, a Madeleine ou Maddie McCann. Com apenas 4 anos de idade, a pequena Madeleine desapareceu da Praia da Luz a 3 de Maio de 2007, permanecendo o seu destino um mistério para o comum dos cidadãos.


Madalenahttp://www.madalena.pt/ é também nome de uma empresa. De cariz nacional e com sede no Concelho de Leiria, esta empresa completa mais de 35 anos de vida, dedicando-se à produção e comercialização de louça sanitária, banheiras e bases acrílicas. É caso para dizer, uma Madalena diferente aqui bem perto!


Além de pessoas, Madalena dá ainda o nome a cidades - Madalena no Ceará, Brasil; Madalena - Bairro do Recife, Brasil; Madalena versão freguesias do Portugal, pertença dos concelhos de Amarante, Chaves, Lisboa, Paredes, Tomar, Vila Nova de Gaia.
O Concelho da Madalena é um dos três Concelhos em que se divide, administrativamente, a Ilha do Pico, a segunda maior ilha da Região Autónoma dos Açores e a maior do Grupo Central do Arquipélago.


À procura das "Madalenas no Mundo" descobri com agrado a "Herdade da Madalena"http://www.herdadedamadalena.com/. A 10 minutos de Estremoz parece ser uma sítio de uma calma paradísiaca, albergando uma Coudelaria de Éguas e Poldros de Puro Sangue Lusitano.


Nesta minha pequena e singela pesquisa, porque isto de se iniciar um Blog por conta própria é muito mais dificil e exigente do que à partida pode parecer, lembrei-me ainda das Madalenas versão "doce", aquelas que são parentes dos vulgarmente demoninados por "queques" e que podem ou não ter recheio de chocolate, morango e baunilha e que até combinam muito bem com café com leite do pequeno almoço ou com a simples bica da hora do lanche.
Muitas serão com toda a certeza as Madalenas no Mundo e muito haveria que pesquisar acerca do nome e respectivas utilizações. O post já vai longo e a vossa paciência tem limites, pelo que fica para já um tributo a todas as Madalenas e já agora, e porque não, a todas as Marias, Helenas, Anas, enfim, a todas as mulheres do Mundo, grandes e pequenas, em tamanho e idades, mães e filhas, avós e netas, médicas e escritoras, profissionais dedicadas e donas de casa, loiras, morenas e até ruivas!

6 comentários:

Anónimo disse...

First to comment! First to comment!

Boa sorte para este novo mini projecto :)

Pedro Claro

sheiladalila disse...

Que bela forma de iniciar o blog! Adorei! Bom, também tens alguma sorte com esse nome, se eu fosse à procura de Sheila tava bem lixada... heheheheh

Boa sorte para esta nova aventura
:D

Madalena disse...

@ Pedro Claro:

Espero que este seja apenas o primeiro comentário e que a este se vão juntando outros. Seria pelo menos sinal que teria inspiração suficiente para manter este novo mini projecto.
Obrigada!

@ Tia Dalila:

Minha querida, tanto Sheila como Dalila são dois nomes invulgares. Confesso que aprecio mais o nome Dalila, em todo o caso espantar-te-ias com o que poderias descobrir acerca de ambos os nomes. Aqui fica apenas uma "colher de Chá" para aguçar a tua curiosidade.

"Sheila" - forma irlandesa de Cecília, vem do latim e significa cega."

"Dalila" - De origem hebraica, assim como Madalena, Delilah significa mulher dócil!

No que respeita às "Dalilas no Mundo" ficas a saber que existe uma Vila Dalila, bairro localizado no Distrito de Vila Matilde em São Paulo, Brasil.

O nome "Dalila" foi ain da utilizado para dar nome a ciclones tropicais no Pacífico. A tempestade tropical "dalila" (2007) ocorreu a Oeste da costa do México e felizmente não provocou danos de maior.

Depois, quem não se lembra do filme Sansão e Dalila (original Samson and Delilah). Este drama de 1949, protagonizado por Hedy Lamarr no papel de Delilah e Victor Mature no de Sansão, cujo argumento foi adapatado de uma história biblíca, passa para a tela uma história "diferente". Quem não se lembra que a Dalila, com o objectivo de se vingar da morte da sua irmã Semadar, que acredita, embora erradamente que tenha sido morta pelas mãos do seu noivo Sansão, acaba por destruir a fonte da força de Sansão quando corta os cabelos deste.

Viva a internet, uma fantástica ferramenta para a busca do conhecimento...e não só! Mil beijos

Tia Dalila disse...

Bolas! Isso é que foi pesquisar... lol
Obrigada amiga :)

trintinha disse...

Querida amiga, um grande beijinho e muito sucesso para o teu novo blog!!! Tenho a certeza de que a inspiração não te faltará! Virei cá sempre que possível!!!

Madalena disse...

@Trintinha:

Minha querida amiga, que saudades! Agradeço as tuas palavras de incentivo. Espero que estejas totalmente recuperada das tuas questões de saúde. Beijinho muito grande